Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O meu post de ontem, com que iniciei a escrita deste novo blog, deu origem a variados comentários, tanto aqui no blog como nas minhas páginas no facebook (https://www.facebook.com/Domingos.Amaral ou https://www.facebook.com/domingosfreitasdoamaral).

A todos os leitores agradeço os comentários, mesmo quando são abrasivos e duros.

E, perante algumas das questões colocadas, não quero deixar de tentar esclarecer os leitores. 

 

1 - A questão do IVA

Na simulação que ontem fiz, e onde referi que não tinha acesso a informação oficial sobre vários aspectos importantes, não considerei o IVA.

Vários leitores falaram nisso, lembrando que as contas podem alterar-se. 

A razão porque não o fiz tem a ver exactamente com o desconhecimento sobre os contratos entre a Benfica TV e os vários operadores envolvidos (MEO, Zon, etc). Não sei como serão partilhadas as receitas nem como será partilhado o custo do IVA entre as várias partes.

Também não sei se a Benfica TV terá direito a reembolsos de IVA, nem se fazendo parte da Benfica SAD, o IVA específico relativo à Benfica TV será englobado nas contas gerais da SAD ou não.

Por isso, não o considerei.

No entanto, é provável que uma parcela de IVA tenha de ser descontado às contas de receita líquida que apresentei, o que levará a que o número de assinantes necessários para atingir os objectivos na minha simulação tenha de subir um pouco. 

 

2 - A publicidade na Benfica TV

Alguns leitores defenderam que as receitas publicitárias que considerei, cerca de 10 por cento da receita total, eram um valor excessivo.

No entanto, a mim não me parece, pois apesar de tudo a Benfica TV terá muito bons jogos da Premier League para transmitir, além dos jogos em casa do Benfica, e isso pode possibilitar audiências grandes, gerando receitas publicitárias interessantes.

No entanto, também não sei se essas receitas terão de ser partilhadas com os operadores.

Mesmo assim, 10 por cento parece-me razoável, até pela questão de que falo no ponto seguinte.

 

3 - A publicidade estática durante os jogos

Vários leitores falam também deste assunto, mas mais uma vez é preciso alguma cautela.

Não tenho acesso aos contratos realizados entre Benfica e PPTV nos últimos anos para saber qual o valor da publicidade estática durante os jogos em casa, e nos relatórios de contas da Benfica SAD também não encontrei qualquer referência a este valor.

Se o valor da publicidade estática fazia parte do contrato anterior com a PPTV/Olivedesportos, então agora a publicidade estática passará a ser explorada pela Benfica TV, e portanto será uma receita da estação.

Porém, esse valor não deve ser muito elevado, pois estamos a falar de apenas 2 jogos por mês, durante 7 meses e meio.

Não me parece que seja uma receita muito relevante, e posso mesmo defender que esse valor está já incluído no valor de receitas publicitárias da Benfica TV, que estimei em 10 por cento da receita total. 

 

4- As plataformas no estrangeiro

Alguns leitores dizem que também não considerei as receitas da Benfica TV provenientes do estrangeiro, falando na Europa, na América e em África. 

É verdade, mas também aqui existe uma explicação razoável.

Julgo que os direitos da Premier League, comprados pela Benfica TV, não são extensivos ao estrangeiro, e apenas são válidos para território português, o que diminui o interessa da oferta da Benfica TV para outros territórios.

Assim, a estação fica limitada aos jogos na Luz, o que pode obrigá-la a cobrar uma mensalidade mais barata para esses territórios, diminuindo a receita total. 

Além disso, parece-me também que o número total de assinantes fora do território nacional não será muito grande, tal como também não o é na SportTV. 

Embora admita que exista uma receita adicional que não considerei, não julgo que ela venha a ser muito substancial.

 

5 - Diminuição dos direitos televisivos de FC Porto e Sporting

Um dos leitores afirma que o facto do Benfica ter terminado contrato com a Olivedesportos/PPTV levará a que as receitas televisivas de FC Porto e Sporting desçam, pois ambas estavam indexadas aos valores do contrato com o Benfica.

Julgo que não será assim.

Se o Benfica tivesse assinado contrato com a Olivedesportos/PPTV por um valor muito elevado, nesse caso é que o valor dos contratos com FC Porto e Sporting subiria, mas não havendo contrato com o Benfica não há lugar a descida de valores nos outros dois contratos.

Os valores recebidos por FC Porto e Sporting não são por isso directamente afectados pela existência da Benfica TV.

 

6 - Contas de merceeiros

Um dos leitores, mais abrasivo, acusa-me de fazer "contas de merceeiros" porque me enganei no valor da proposta feita pela Olivedesportos/PPTV, pois escrevi que ela foi no valor de 22,5 milhões de euros quando ela foi de 22,2 milhões de euros por ano.

O leitor tem razão, de facto cometi um pequeno lapso nesse valor, mas trata-se apenas de uma diferença de 300 mil euros por ano, o que dividindo por 12 meses e por uma assinatura de 9,9 euros, dá um número de assinantes de 2500.

Ou seja, na minha simulação, há um pequeno desvio, e em vez de se atingir um bom negócio nos 250.000 assinantes, atinge-se um bom negócio nos 247.500 assinantes...

Será um desvio assim tão relevante para me reduzir ao estatudo de "merceeiro"? 

 

7 - Conclusão final

Aquilo que ontem tentei fazer foi uma simulação, partindo de hipóteses que me pareceram razoáveis, e avisando que não tenho acesso a certa informação sobre o negócio que pode ser relevante (partilha de receitas com operadores, contratos publicitários, etc).

No entanto, apesar das limitações da simulação, e tendo de admitir que em certos casos (IVA, etc) poderá ser necessário fazer alguns acertos às minhas contas, julgo que os valores globais a que cheguei não andarão muito longe da realidade. 

A minha previsão mantém-se portanto: abaixo de 137 mil assinantes, é um mau negócio; entre 137 e 250 mil assinantes, é melhor do que existia antes; e acima de 250 mil assinantes é um bom negócio para o Benfica.

Mas, só o futuro dirá se isso se vai ou não verificar. 

publicado às 10:34


9 comentários

Sem imagem de perfil

De João Guimarães a 31.07.2013 às 15:02

Boa Tarde,

Só queria lançar mais um dado para as contas que foram feitas. É do conhecimento publico que o FC do Porto receberia 80% do futuro contrato assinado com o Benfica, ou seja, até poderá vir a ser um negócio menos rentável neste primeiro ano (ainda só detêm os direitos do Benfica e Farense) mas por outro lado não ajudam a encher os cofres do seu maior rival.

Digo isto por acho que nas contas deves ter isso em conta.

Abraço e continuação de bom trabalho.
Sem imagem de perfil

De rui a 31.07.2013 às 18:12

continua asomar as despesa com a estaçao de seis milhoes que já existiam e portanto na minha opiniao nao podem entrar nas suas contas mas enfim o sr é que tem os livros
Sem imagem de perfil

De Centralão a 31.07.2013 às 20:00

Parabéns Domingos, tudo muito bem explicado. Sobretudo tendo em conta a pouca informação que dispõe.

Para mim apenas um pequeno grande esquecimento.
Falta contabilizar os direitos de venda dos jogos do Benfica em casa, para as TVs internacionais.
É aqui que reside a maior fatia do bolo.
Por exemplo, os direitos de transmissão de um Benfica-Porto podem ser vendidos para dezenas de países, gerando vários milhões de euros em receitas.
Sem imagem de perfil

De Palpites a 31.07.2013 às 22:08

A questão do IVA foi simplesmente amadorismo. É verdade que esquecer-se de algo é normal, mas devo admitir que não esperava isso de um professor de economia!

Foi escrito, como desculpa, que o facto de não ter apresentado nas contas o IVA foi por desconhecer os contratos entre a Benfica TV e as várias operadores. Ora isso faz-me lembrar precisamente o tipo de desculpas que os alunos inventam quando não fazem o TPC.
Tenho a certeza que, um Professor de Economia do desporto, que escreve livros, artigos, podia ter colocado um aviso no post (nem que fosse um PS), que levou ainda bastante tempo a ser escrito e pensado ( porque fazer o estudo que fez não foi obviamente às três pancadas ) a dizer não está indexado nas contas o iva por este ou aquele motivo.

Tenho a certeza que se o senhor tivesse conhecimento do IVA e não falasse nele iria supôr, com 100% de probabilidade, que viessem N pessoas chateá-lo com isso :) Senão como explica não contar o IVA por desconhecimento mas depois vem falar em publicidades de 10% da receita total ???


Enfim isto com o IVA, agora, o SL Benfica ainda vai receber menos dinheiro Não tarda e de acordo com as contas do Professor vou começar a pensar que a Sportv e a PPTV dão apenas prejuízo....o Oliveira é que é amigo dos clubes e tira do bolso dele para pagar os contratos de tv.

Enfim palpites...Todos nós sabemos que na teoria não há diferença entre a teoria e a prática, mas na prática existe :)
Sem imagem de perfil

De António Madeira a 12.08.2013 às 14:53

Boa tarde Domingos,

Apreciei bastante os seus dois posts que, tal como refere, possa conter algumas imprecisões e alguma falta de detalhe, traça os objetivos que o Benfica deve ter neste momento. Existe, contudo, dois aspetos que gostaria de ter a sua opinião. Tem a ver com a venda de direitos dos jogos em direto em casa para outras cadeias internacionais nos jogos mais importantes, nomeadamente com o Porto, Sporting e Braga. Sinceramente não sei o que valem mas parece-me que mesmo a Sporttv conseguia vender esses direitos especificamente para os jogos melhores. Sei, por exemplo, que a Band Sports (Brasil), transmite todas as semanas um jogo do campeonato português e resumos semanais estilo Eurosport . Outro especto tem a ver com a venda de direitos a canais generalistas (portugueses e, por ex., a Eurosport ) para passarem os resumos de 2 a 5 minutos ou mesmo pequenos excertos para programas como o "dia seguinte". Se calhar estamos a falar de peanuts . Por isso, gostaria de saber a sua opinião.

Cumprimentos e bom trabalho!
António
Imagem de perfil

De Domingos Amaral a 12.08.2013 às 15:19

Caro António Madeira, obrigado pelas suas palavras e vou tentar responder às suas questões.
Quanto aos jogos em casa com outros "grandes", eles podem a partir da agora ser vendidos pela Benfica TV para qualquer operador internacional, mas julgo que a receita que poderá vir (são apenas 3 jogos por época, FCP, Sporting e Braga) não terá grande expressão. poderá haver alguma procura, na América, Canadá, Brasil, mas os valores são pouco expressivos, como aliás já eram para a SportTV. A ideia de que lá fora pagam muito pelos jogos portugueses é um "mito", não pagam grande coisa.
Quanto aos resumos, julgo que existe um preço para eles, e que os outros operadores terão de pagar esse preço, mas é preciso também recordar que será apenas o resumo de 1 jogo, em apenas 15 jornadas em casa. Ou seja, 15 resumos para vender por ano, o que não é muito.
Ambas as receitas de que fala são infelizmente de pouca expressão.
Cumprimentos
Domingos Amaral
Sem imagem de perfil

De Pedro a 16.08.2013 às 11:24

Obrigado mais uma vez pelo excelente 2º Post sobre o mesmo tema.
Só tenho pena das suas análises serem sempre sobre o SLB. Fico a aguardar umas análises ao meu SCP ;)
Mas nao deixa de ser um excelente trabalho.
Abç
Sem imagem de perfil

De Theroux a 16.08.2013 às 17:54

Os merceeiros merecem-me tanto respeito como os economistas, dito isto, a minha expectativa em termos de conhecimentos de cada um na área da economia não é igual. Foi nesse sentido que fiz a comparação.

Em relação a este post:

Ponto 3:

A publicidade estática fazia parte do contrato anterior, e foi avaliada em 1,25M€ (o seu blog só tinha a ganhar com alguma investigação sobre os assuntos que comenta).

Partindo do príncipio que a proposta de 22,2M€/época mantinha a mesma relação percentual entre publicidade estática e direitos de transmissão, isso significava que tinha sido avaliada em 3,7M€/época.

Levando isto em conta, aproximadamente 250 mil assinantes para atingir 22.2M€/época parece-me exagerado, mas de facto é esperar para ver.

Ponto 5:

No primeiro comentário ao post já foi esclarecido este ponto relevante, pois estamos a falar de fortalecer um rival directo numa competição onde os milhões para fazer contratações e pagar salários fazem a diferença.


Sem imagem de perfil

De Joel Ferreira a 07.10.2013 às 15:35

Acabei de ler os seus posts acerca da viabilidade da Benfica TV e concordo com praticamente tudo aquilo que escreveu. Gostaria apenas de destacar o quinto ponto que fala sobre a diminuição dos direitos televisivos dos clubes rivais.

Fiquei extremamente surpreendido com a opinião dos seus leitores, porque a minha ideia que eu tinha era exatamente o oposto. Afirmou, e bem, que não será exatamente assim. FCPorto e Sporting (e outros clubes, não nos esqueçamos da Marítimo TV que já transmite jogos do Marítimo B e terá um lugar nos canais da MEO e quiçá noutras plataformas) poderão "ameaçar" a Olivedesportos/PPTV com projetos idênticos à Benfica TV.

Deste modo, os valores propostos pela empresa de Joaquim Oliveira terão que subir para não perder os jogos mais importantes da Liga ZON Sagres. Ou seja, não me surpreenderia se o FCPorto pedisse valores a rondar os 35-40 milhões por ano pelos próprios direitos televisivos. Recorde-se que o clube azul e branco ainda tem contrato com a Olivedesportos/PPTV até 2018 e só depois é que poderão existir mudanças nesse aspeto.

Comentar post



Sobre o autor

Domingos Amaral é professor de Economia dos Desportos (Sports Economics) na Universidade Católica Portuguesa. É também jornalista e escritor e tem o blog O Diário de Domingos Amaral.

Contacto

oeconomistadabola@gmail.com

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D